Programa de governo federal destinado ao desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, de modo a conferir tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e às pequenas empresas, com vistas a consolidar os pequenos negócios como agentes de sustentação, de transformação e de desenvolvimento da economia nacional.
As operações de crédito poderão ser utilizadas para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento. Isso significa que as micro e pequenas empresas poderão usar os recursos obtidos para realizar investimentos (adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas) e/ou para despesas operacionais (salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras).
PRONAMPE
Objetivo
Fortalecimento e desenvolvimento das micros e pequenas empresas.
Público-Alvo
- Microempresas (ME):
- Microempreendedores (MEI):
- Pequenas Empresas (EPP).
Abrangência
Nacional
Fonte
Governo Federal
Prazo Total
Prazo total de até 6 anos, incluindo até 11 meses de carência.
Taxa de Juros
Selic + Taxa do agente financeiro (máx. 6%a.a.)
Valor da contrapartida
100% do crédito.
Garantias
Dispensada, podendo ser solicitado o aval dos sócios.
Como solicitar
Solicitar o financiamento nas instituições financeiras participantes do Programa.
Dúvidas
Entre em contato com o Núcleo de Acesso ao Crédito – NAC da FIERGS, pelo telefone (51) 3347-8508, WhatsApp (51) 98916.0593 ou e-mail [email protected].
Valor por projeto
- Máximo de R$150 mil em empréstimo para empresas de pequeno porte tendo em vista o faturamento máximo anual de R$4,8 milhões;
- Empresas com menos de 1 ano podem escolher a opção que julgar lhe favorecer, ou seja, o limite de empréstimo pode ser de até metade do capital social ou no máximo 30% do faturamento médio mensal.
Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul
Núcleo de Acesso ao Crédito – NAC
Contato: 51 3347 8508 I [email protected]