Sobre o Observatório da Indústria

Transformando dados em inteligência para apoiar decisões estratégicas.

O Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul é uma iniciativa da FIERGS, que analisa o ambiente sistêmico industrial por meio do monitoramento das atividades que impactam, direta e indiretamente, o setor.

Propósito

O nosso propósito é subsidiar a tomada de decisão estratégica de empresas e instituições através de dados confiáveis.

Geramos valor para a indústria por meio de estudos e informações econômicas, social e setorial, que possam subsidiar a tomada de decisão estratégica, considerando as principais tendências tecnológicas, ocupações do futuro, mercados, automação, migração, cadeias produtivas, regionalização, estratégias de crescimento e inovação, setores emergentes, dentre outros. Monitoramos, decodificamos e analisamos informações que fortalecem ainda mais o setor industrial, contribuindo para o crescimento das mais de 52 mil indústrias em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Inteligência por trás dos dados

São apresentados análises econômicas, tendências, estudos, comunicados técnicos setoriais e indicadores – informações estratégicas que podem orientar a tomada de decisões, o planejamento e a gestão dos negócios, fornecendo subsídios confiáveis para a formulação de estratégias empresariais. A ferramenta é alimentada sistematicamente com informações e dados atualizados.

Quem somos

Atuamos juntamente com as áreas de negócios do Sistema FIERGS, contando com uma equipe formada por especialistas que buscam a máxima inteligência em dados para apoiar a indústria gaúcha.

Cenários Econômicos
Indicadores
Estudos e Publicações
Tendências