- A produção e o emprego industriais cresceram em relação a agosto e os estoques permaneceram abaixo do planejado pelas empresas.
- A utilização da capacidade instalada (UCI) caiu ante agosto e os empresários a consideraram abaixo do normal em setembro.
- A carga tributária elevada, a demanda interna insuficiente e a falta ou alto custo do trabalhador qualificado foram os maiores obstáculos enfrentados pelo setor no terceiro trimestre.
- A insatisfação com as condições financeiras das empresas e as margens de lucro, assim como as restrições de acesso ao crédito, diminuíram, mas os preços das matérias-primas ganharam intensidade.
- As expectativas dos empresários para a demanda e o emprego seguem positivas, o otimismo, porém, diminuiu, o que impactou a intenção de investir.
Confira os resultados completos da Sondagem Industrial do RS no PDF disponível no botão abaixo. Acesse o documento e obtenha uma visão detalhada sobre a percepção dos empresários gaúchos em relação às condições da economia brasileira, gaúcha e de suas empresas.