Indústria 4.0 e futuro do trabalho
A Indústria 4.0 promove processos mais inteligentes, automatizados, eficientes, autônomos e customizáveis. Quando conectados a sistemas inteligentes, orientados por dados cada vez mais sofisticados, temos uma verdadeira revolução, que impacta no aumento exponencial da produtividade.
Nesse contexto, o ser humano desempenha um papel essencial: é ele quem toma decisões a partir de um arsenal de informações geradas em tempo real e por múltiplas fontes.
Qual o perfil desse profissional?
Quais são suas aspirações?
Como ele é desenvolvido?
Quais os desafios que as indústrias gaúchas encontram para recrutar e reter talentos?
Para responder a estas e outras questões, realizamos a pesquisa Talentos para a Inovação na Indústria 4.0. Entrevistamos gestores e executivos de empresas gaúchas que vivem na prática estes desafios. Conversamos com especialistas, educadores e estudantes. Vasculhamos estudos e artigos sobre o tema.
O resultado vai além da exploração dos perfis de talentos para inovação e traz provocações para a construção de caminhos rumo à transformação digital das indústrias no Rio Grande do Sul.
Baixe aqui o arquivo completo
-
Talentos para Inovação: Indústria 4.0 e futuro do trabalho
A crescente implantação dos sistemas integrados de manufatura avançada, associados à difusão das tecnologias habilitadoras Indústria 4.0) tem demandado das empresas novos padrões de desenvolvimento, de competências técnicas e comportamentais, as quais ainda são pouco exploradas no contexto industrial.
Instituto Euvaldo Lodi – IEL
Coordenador: Daniel M. Ely
Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC
Contatos: (51) 3347-8787 Ramal 8746 – [email protected]