A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) divulgou o resultado do Edital nº 05/2023 de Monitoramento de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos Campos e nas Florestas.
Cinco propostas de pesquisa para medição do balanço de gases nas cadeias produtivas primárias da economia gaúcha foram aprovadas.
Sendo elas:
- Semeando sustentabilidade no pampa: avaliação do impacto da utilização de boas práticas no cultivo do arroz sobre o balanço de gases de efeito estufa;
- Estudo micrometeorológico e medidas de gases de efeito estufa no Bioma Pampa: conexões com eventos climáticos extremos;
- Monitoramento do carbono no solo e gases de efeito estufa em campos cultivos puros ou integrados e florestas;
- Monitoramento das emissões de gases de efeito estufa e estoques de carbono visando mitigação e adaptação às mudanças climáticas em sistemas agropecuários e florestais do Rio Grande do Sul;
- Avaliação de tecnologias com potencial de mitigar gases de efeito estufa nos campos e nas florestas nativas e cultivadas do RS.
O edital, visa a execução de projetos de monitoramento de GEE em campos e florestas, aplicados aos ambientes produtivos primários, como sistemas de produção agrícola, pecuária, florestal, sistemas consorciados e ambientes nativos, campestres e florestais.
Essa parceria entre a SEMA E FAPERGS está alinhada à Agenda do Clima no Rio Grande do Sul, buscando manter os compromissos climáticos assumidos pelo Estado.
Destaca-se a participação ativa de Universidades locais e projetos de pesquisa focados em questões ambientais.
Para acessar o resultado preliminar das propostas aprovadas no EDITAL FAPERGS 05/2023, clique AQUI.
Para acessar a Agenda do Clima no Rio Grande do Sul, clique AQUI.
Gerência Técnica e de Suporte aos Conselhos Temáticos – GETEC
Conselho de Meio Ambiente – CODEMA
Coordenador: Newton Battastini
Contatos: (51) 3347-8882 – [email protected]