- O Rio Grande do Sul fechou 8,6 mil postos de trabalho em junho de 2024. Ainda sob o impacto das enchentes, o estado obteve o pior resultado para o mês de junho desde 2020, ano da pandemia.
- No mesmo mês do ano passado, houve um fechamento de 506 postos, enquanto em 2022 foram criadas 7,9 mil vagas.
- Dos 24 segmentos da Indústria de Transformação do RS, 17 fecharam postos de emprego em junho. No Brasil, por outro lado, 22 geraram empregos.
- O Brasil gerou 201,7 mil postos de trabalho no sexto mês de 2024.
- Entre os grandes setores econômicos do Brasil, o de Serviços é o maior destaque, com a abertura de 121,1 mil postos de trabalho. O Comércio (+33,4 mil) e Outros Serviços (+87,7 mil) tiveram resultado positivo.
- A Indústria abriu 53,4 mil vagas, com desempenho positivo em todos os subsetores: Transformação (+28,1 mil), Construção (+21,4 mil), Extrativa (+1,7 mil) e SIUP (+2,2 mil).
Logística de transportes e taxa de câmbio ganham importância entre os principais problemas
- O cenário descrito pelos empresários gaúchos na Sondagem Industrial do RS de junho mostrou redução na produção e no emprego, aumento na utilização do parque fabril e estoques abaixo do desejado pelas empresas.
- No bloco relativo ao segundo trimestre, a pesquisa revelou que a elevada carga tributária e a demanda interna insuficiente foram os maiores entraves enfrentados, seguidos pelas dificuldades de logística de transporte e pela taxa de câmbio que ganharam muita relevância entre os principais problemas em decorrência das enchentes e da desvalorização do Real.
- As empresas reportaram maior insatisfação com as margens de lucro e com as condições financeiras, além de restrições ao crédito e aceleração dos preços das matérias-primas.
- Com relação às expectativas para os próximos seis meses, a Sondagem mostrou melhora, com projeção de crescimento para a demanda, mas a intenção de investir diminuiu.
Para mais informações sobre os textos citados, acesse o PDF completo que disponibilizamos com informações detalhadas e dados complementares. Encorajamos todos os leitores a acessar o documento abaixo para obter uma compreensão mais ampla em relação ao informe econômico.
Unidade de Estudos Econômicos
Contatos: (51) 3347-8731 | [email protected]
Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul | https://observatoriodaindustriars.org.br/