A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), publicou na data de 11 de janeiro de 2024, a nota técnica que visa estabelecer padrões e requisitos para os sistemas da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (Rede Ar do Sul).
Atualmente, há seis estações em operação no estado do Rio Grande do Sul, instaladas em indústrias, que já atendem a essas características. A iniciativa busca expandir a rede de monitoramento, seguindo recomendações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e utilizando métodos aprovados pela Unite States Environmental Protection Agency (US EPA).
A Rede Ar do Sul integra duas estações na Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), em Canoas e Esteio; uma estação na General Motors do Brasil (GM), em Gravataí; uma estação na CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba; uma estação móvel da Braskem, em Triunfo; e uma em Rio Grande, sob responsabilidade do Porto. Essas estações, vinculadas a empresas, foram instaladas como contrapartida ambiental, conforme licenciamentos.
A central na sede da FEPAM monitora diariamente a qualidade do ar por meio dos dados coletados, disponibilizando as informações publicamente no site da Fundação. Os padrões de qualidade do ar seguem a Resolução Conama nº 491, de 19/11/2018. Em casos de poluição crítica, a Diretoria Técnica (DIRTEC) da Fepam é alertada para implementar medidas de controle, visando à proteção da saúde pública e do meio ambiente.
Em resumo esta iniciativa busca padronizar os instrumentos de controle, garantindo a conformidade com normas técnicas e legais. Além disso, a intenção é tornar públicas as exigências técnicas, pensando na ampliação da rede de monitoramento ambiental.
Para acessar a nota técnica na íntegra, clique no LINK.
Para acessar mais informações sobre a qualidade do AR no Rio Grande do Sul, clique no LINK.
Gerência Técnica e de Suporte aos Conselhos Temáticos – GETEC
Conselho de Meio Ambiente – CODEMA
Coordenador: Newton Battastini
Contatos: (51) 3347-8882 – [email protected]