Edição 2024

Estudos Especiais

Vias do comércio exterior do RS

RESUMO

  • As vias Marítima, Rodoviária e Aérea são utilizadas para o comércio exterior do Estado.
  • Exportações (jan-abr/24):
    • As principais vias de escoamento foram a Marítima, a Rodoviária e a Aérea. Os principais locais de escoamento foram o Porto de Rio Grande e a Alfândega de Uruguaiana. Quanto aos ramos que mais exportam pelo Porto de Rio Grande, destacam-se o Processamento industrial do tabaco, Óleos vegetais em bruto e Cultivo de trigo.
  • Importações (jan-abr/24):
    • As principais formas de chegada das mercadorias foram pelo mar, por rodovias e pelo ar. Quanto aos locais de recebimento, destacam-se o Porto de Rio Grande e a Alfândega de Porto Alegre. No que se refere aos ramos de produção, destacaram-se as compras de produtos de Intermediários para fertilizantes e Adubos e fertilizantes, realizadas por Rio Grande.
  • Porto de Rio Grande encontra-se em funcionamento, mas a malha logística danificada pelas chuvas pode interromper o processo de transporte.
  • Alfândega de Porto Alegre e Aeroporto Salgado Filho estão em cidade atingida pelo choque climático, o que pode afetar a chegada de mercadorias.
  • Identificamos que o trajeto mais utilizado até o Porto de Rio Grande deve passar pela BR-471. A rodovia está com fluxo praticamente ininterrupto, à exceção de um bloqueio parcial na altura do município de Rio Pardo, mas que permite a passagem de caminhões de até 45 toneladas.
  • O trajeto até os Portos de Itajaí e São Francisco do Sul está mais dificultado. A RSC-287 tem bloqueios parciais, assim como a passagem pela região metropolitana de Porto Alegre, o que impede esse acesso até a BR-101, que leva até os portos localizados no estado catarinense.
  • É necessário que a infraestrutura que liga esses municípios até seus locais de embarque esteja em pleno funcionamento para escoar a produção. Nos mapas do anexo é possível identificar o grande percurso que a carga realiza das plantas de processamento industrial até os locais de envio ao mercado externo. Ainda que os Portos de Rio Grande, de Itajaí e de São Francisco do Sul estejam a pleno funcionamento, rodovias que permitem o transporte da carga foram danificadas; e, as que permanecem em funcionamento, estão sob pressão para transportar doações, pessoas desabrigadas e mercadorias em geral.

Para aqueles interessados em explorar mais a fundo os resultados e análises deste estudo, disponibilizamos um PDF completo com informações detalhadas e dados complementares. Encorajamos todos os leitores a acessar o documento abaixo para obter uma compreensão mais ampla das conclusões e metodologias aplicadas.

Unidade de Estudos Econômicos

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