- Com um aumento de 23,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, os embarques da Indústria de Transformação do RS apresentaram um crescimento expressivo em setembro de 2024. Essa foi a primeira alta interanual desde abril de 2024 e a mais expressiva do ano corrente. A expansão observada foi impulsionada pelo aumento nas quantidades (+18,4%) e nos preços médios (+4,0%). Dos 23 segmentos exportadores, 14 apresentaram incremento em suas vendas.
- Principais pontos:
- Alimentos: A expansão de 13,8% nas vendas desse segmento foi acentuada pelo desempenho do Abate de aves e de Óleos vegetais em bruto. O aumento dos preços (+14,0%) foi o preponderante para influenciar o resultado observado, visto que as quantidades (-0,1%) pouco se alteraram.
- Tabaco: O incremento significativo dos embarques do segmento (+50,2%) ocorreu devido à expansão da demanda, com preços médios (+31,0%) e quantidades (+14,7%) em expansão.
- Máquinas e equipamentos: Com preços (+9,9%) e quantidades (+46,7%) em expansão, o segmento obteve resultado expressivo na comparação interanual de suas vendas para o mercado externo (+61,2%).
- Importações: As importações do Rio Grande do Sul também apresentaram um crescimento significativo (+26,6%) em relação ao mesmo período do ano anterior. O segmento de Químicos concentrou 33,3% das importações, com destaque para a compra de produtos dos ramos de Intermediários para fertilizantes e de Adubos e fertilizantes.
- Observações – Embarque atípico: O ramo de máquinas e equipamentos de uso industrial específico apresentou um crescimento expressivo, assim como o de Óleos vegetais em bruto.
Para obter mais informações sobre as exportações gaúchas, disponibilizamos dois documentos em formato PDF com análises detalhadas e um conjunto adicional de dados sobre a balança comercial do estado. Recomendamos que todos os leitores acessem esses documentos para uma compreensão mais ampla das vendas da indústria gaúcha no mercado internacional.
Unidade de Estudos Econômicos
Contatos: (51) 3347-8731 | [email protected]
Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul | https://observatoriodaindustriars.org.br/