O Conselho da Agroindústria – CONAGRO, alerta para a informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, sobre reforço nas medidas de prevenção da influenza aviária.
Conforme o MAPA a influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres. Informa ainda que até o momento, foram notificados focos da doença em países vizinhos como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Chile. Em alguns limitando-se a aves silvestres e outros atingindo aves de subsistência ou de produção.
Essa é a maior epidemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – vírus H5N1) ocorrida no mundo e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.
A influenza aviária é de alta mortalidade de aves. Sugere-se atenção aos sinais clínicos como: Andar cambaleante; Torcicolo; Dificuldade respiratória; Diarreia.
Produtores de aves devem reforçar as medidas de biosseguridade das granjas, especialmente aquelas para evitar o contato de aves silvestres e de pessoas alheias ao sistema produtivo com as aves de produção.
Em relação às infecções humanas, o Mapa ressalta que podem ser adquiridas principalmente por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas) ou ambientes contaminados (secreções respiratórias, sangue, fezes e outros fluidos liberados no abate das aves). Já o risco de transmissão às pessoas por meio de alimentos devidamente preparados e bem cozidos é muito baixo.
Plano de vigilância de influenza aviária, clique aqui.
Ficha técnica de caracterização de casos suspeitos de IA, clique aqui.
Outras informações podem ser obtidas clicando AQUI.
Gerência Técnica e de Suporte aos Conselhos Temáticos – GETEC
Coordenador: Alexandre Guerra
Conselho da Agroindústria – CONAGRO
Contatos: (51) 3347 8979 – [email protected]