- CENÁRIO ATUAL: Os resultados mostraram um início de ano com estabilidade da produção, alta do emprego e quedas da ociosidade e dos estoques, cenário que veio acompanhado por perspectivas mais positivas para a demanda, para o emprego e para os investimentos.
- PRODUÇÃO: O índice de produção alcançou 50,1 pontos em janeiro, o que significa estabilidade na produção em relação a dezembro.
- EMPREGO: O índice do número de empregados atingiu 51,7 pontos, denotando aumento do emprego industrial em janeiro ante dezembro.
- UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA (UCI): A utilização da capacidade instalada (UCI) subiu 3,0 p.p. em relação a dezembro e atingiu 71,0% em janeiro, ficando também acima da média histórica do mês (68,1%).
- ESTOQUES: O índice de estoques em relação ao planejado alcançou 47,9 pontos, mostrando que os estoques ficaram abaixo do desejado pelas empresas em janeiro.
- EXPECTATIVAS: A indústria gaúcha espera aumento da demanda, das exportações, do emprego e das compras de matérias-primas nos próximos seis meses.
- INTENÇÃO DE INVESTIR: O índice de intenção de investir atingiu o patamar mais alto desde setembro de 2022: 61,5 pontos em fevereiro, quase 10 pontos acima da média histórica.
Confira os resultados completos da Sondagem Industrial do RS no PDF disponível no botão abaixo. Acesse o documento e obtenha uma visão detalhada sobre a percepção dos empresários gaúchos em relação às condições da economia brasileira, gaúcha e de suas empresas.