A Indústria de Defesa do Chile remonta desde o século XIX, quando foi necessário prover produtos e materiais às tropas chilenas que lutaram em conflitos de cunho colonial, independentista e territorial. A partir destas e de outras necessidades, o setor de Defesa e Segurança chileno foi se estabelecendo. Dito isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar o contexto histórico no qual desenvolveu-se a indústria de defesa no Chile, bem como as legislações e políticas estratégicas e de financiamento adotadas no país para impulsionar o setor. São mencionadas as principais importações e produções nacionais na área de defesa e, ainda, esclarece-se as relações entre sociedade civil, governo e Forças Armadas e o impacto de cada uma no mercado de defesa chileno.
O que é a Indústria de Defesa?
A Indústria de Defesa de qualquer país tem como missão a resguarda da sua soberania nacional e da sua integridade territorial, fomentando ainda seu desenvolvimento tecnológico e econômico e fortalecendo sua projeção internacional. Dessa forma, um setor de defesa e segurança consolidado é essencial para toda Nação.
Este estudo faz parte de uma série de estudos, a qual engloba análises similares referentes à Indústria de Defesa de outros países selecionados. O objetivo é compreender o histórico industrial e econômico do setor, bem como sua formação, estrutura e políticas envolvidas, identificando falhas, sucessos e oportunidades para o setor público e privado do Brasil.
Se você se interessou por este, não deixe de conhecer os outros estudos!
Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE
Comitê da Indústria de Defesa e Segurança – COMDEFESA
Coordenador: Gilberto Ribeiro
Contato: (51) 3347.8680 – [email protected]
Baixar arquivo
-
A Indústria de Defesa do Chile