Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0
A Indústria 4.0 pode ser compreendida pela união de tecnologias com o potencial de transformar os processos produtivos, assim como as outras revoluções industriais fizeram (máquinas a vapor, eletricidade e informação). Porém, a Quarta Revolução traz a singularidade da integração de processos e tecnologias, permitindo a associação da realidade ao digital.
Esse movimento está sendo impulsionado à medida que várias tecnologias habilitadoras emergentes convergem e introduz o conceito de smart factory, em que sistemas ciberfísicos monitoram processos da fábrica e executam decisões descentralizadas, gerando maior confiabilidade e competitividade.
Alguns princípios podem ser definidos como orientadores da Indústria 4.0:
- Interoperabilidade: comunicação entre máquinas, sensores e pessoas;
- Transparência da informação: sistemas com informações contextualizadas e integração de dados;
- Assistência técnica: máquinas apoiando humanos na tomada de decisão e em atividades de difícil execução;
- Decisões descentralizadas: autonomia para os sistemas tomarem decisões sozinhos.
É uma revolução na qual os próprios conceitos estão em constante revisão e evolução e já se fala sobre Indústria 5.0, que preconiza maior sinergia entre pessoas e máquinas na operação de indústrias.
Arquivos para download
-
Jornada 4.0: Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0
Neste e-book selecionamos 11 tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, além de cases e insights com o propósito de gerar reflexões e provocações que permitam uma orientação estratégica para a criação de produtos, serviços e modelos de negócios inovadores, alinhados ao espírito do tempo.
Instituto Euvaldo Lodi – IEL
Coordenador: Daniel Ely
Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC
Contatos: (51) 3347-8787 Ramal 8918 – [email protected]