Apesar de, atualmente, ser referência global no setor de Defesa e Segurança, os Estados Unidos da América (EUA) somente consolidaram sua Base Industrial de Defesa (BID) de maneira permanente no século XX, por meio da política econômica do New Deal no governo Roosevelt. Além disso, foi somente com o advento da Segunda Guerra Mundial que a base produtiva estadunidense estabeleceu-se na forma de mobilização que conhecemos hoje. Nesse estudo, são abordadas as principais informações acerca da Indústria de Defesa dos EUA, em que vale destacar, além do contexto histórico de formação do setor, a sua estrutura organizacional, o perfil das empresas e do mercado, a hierarquia tecnológica produtiva e as políticas estratégicas governamentais relativas à BID.
O que é a Indústria de Defesa?
A Indústria de Defesa de qualquer país tem como missão a resguarda da sua soberania nacional e da sua integridade territorial, fomentando ainda seu desenvolvimento tecnológico e econômico e fortalecendo sua projeção internacional. Dessa forma, um setor de defesa e segurança consolidado é essencial para toda Nação.
Este estudo faz parte de uma série de estudos, a qual engloba análises similares referentes à Indústria de Defesa de outros países selecionados. O objetivo é compreender o histórico industrial e econômico do setor, bem como sua formação, estrutura e políticas envolvidas, identificando falhas, sucessos e oportunidades para o setor público e privado do Brasil.
Se você se interessou por este, não deixe de conhecer os outros estudos!
Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE
Comitê da Indústria de Defesa e Segurança – COMDEFESA
Coordenador: Gilberto Ribeiro
Contato: (51) 3347.8680 – [email protected]
Baixar arquivo
-
A Indústria de Defesa dos EUA