- A taxa de desemprego no Rio Grande do Sul caiu para 5,1% no terceiro trimestre de 2024.
- O crescimento da população ocupada foi de 2,4%, na comparação interanual, com aumentos tanto nas ocupações formais (+2,1%) quanto nas informais (+2,9%).
- A taxa de participação (66,0%) no mercado de trabalho subiu 1,2 p.p. em relação ao mesmo trimestre de 2023 (64,8%) e se aproxima dos níveis pré-pandemia (66,2% média de 2019).
- O rendimento médio real habitual apresentou crescimento de 3,1% em comparação com o mesmo trimestre de 2023. Já a massa de rendimentos cresceu 6,3% na comparação interanual.
Indústria gaúcha iniciou o último trimestre em ritmo acelerado
- Os empresários descreveram um cenário de produção e emprego em alta, menor capacidade ociosa, estoques baixos, otimismo com a demanda e o emprego e maior intenção de investir.
- O índice de produção registrou 58,5 pontos em outubro, revelando aumento na produção em relação a setembro, o quarto seguido e o mais intenso e disseminado deles.
- O emprego cresceu pelo quarto mês seguido em outubro. O índice atingiu 52,8 pontos, mostrando um desempenho além do esperado para o mês.
- A utilização da capacidade instalada (UCI) cresceu de 71,0% em setembro para 75,0% em outubro, patamar que também superou os 72,7% da média histórica do mês.
- A confirmação de que a indústria operou em ritmo acelerado no mês aparece também no comportamento dos estoques de produtos finais, que caíram e continuaram abaixo do planejado pelas empresas.
- Todos os índices de expectativas cresceram e atingiram os maiores valores desde setembro de 2022.
Para mais informações sobre os textos citados, acesse o PDF completo que disponibilizamos com informações detalhadas e dados complementares. Encorajamos todos os leitores a acessar o documento abaixo para obter uma compreensão mais ampla em relação ao informe econômico.
Unidade de Estudos Econômicos
Contatos: (51) 3347-8731 | [email protected]
Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul | https://observatoriodaindustriars.org.br/