- Cenário Atual: Os empresários descreveram um cenário bastante positivo para o setor em agosto, com aumentos da produção e do emprego, menor ociosidade e baixos níveis de estoques.
- Produção: Mesmo com um dia útil a menos, a produção cresceu mais intensa e disseminadamente do que em julho e do que o esperado para o mês.
- Emprego: O emprego cresceu em agosto pelo segundo mês consecutivo, ganhando força em relação a julho e mostrando desempenho acima do padrão histórico do mês.
- Utilização da Capacidade Instalada(UCI): Na terceira alta seguida, a UCI foi de 73,0% em agosto, 3,0 p.p. acima de julho e 1,3 p.p. maior do que a média histórica do mês.
- Estoques: Os estoques de produtos finais voltaram a crescer em agosto, mas continuaram abaixo do planejado pelas empresas pelo quarto mês seguido.
- Expectativas: Todos os índices de expectativas cresceram de agosto para setembro, ficaram acima das médias históricas e, com exceção das exportações, nos maiores patamares em dois anos. A intenção de investir não é tão grande desde setembro de 2022.
PIB do RS registra queda de 0,3% no segundo trimestre de 2024
- O PIB do Rio Grande do Sul caiu 0,3% no segundo trimestre de 2024 na série com ajuste sazonal, mas cresceu 4,6% em relação ao mesmo período de 2023.
- Destaques setoriais (comparação anual):
- Agropecuária: +34,6%, impulsionada pela boa safra de 2024 após a estiagem de 2023.
- Indústria: -1,7%, prejudicada pela queda de 6,5% na Indústria de Transformação.
- Serviços: +2,4%, com destaque para Comércio e Serviços de informação.
Para mais informações sobre os textos citados, acesse o PDF completo que disponibilizamos com informações detalhadas e dados complementares. Encorajamos todos os leitores a acessar o documento abaixo para obter uma compreensão mais ampla em relação ao informe econômico.
Unidade de Estudos Econômicos
Contatos: (51) 3347-8731 | [email protected]
Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul | https://observatoriodaindustriars.org.br/