- Os embarques da Indústria de Transformação do Rio Grande do Sul registraram uma queda de US$ 232,4 milhões frente ao mesmo período de 2023.
- Decompondo-se o movimento da receita com exportações em índices de preços e quantidades, a queda de 14,7% nos embarques foi mais influenciada pelas quantidades do que pelos preços médios de embarque.
- O fenômeno El Niño e o surto de Newcastle afetaram a produção de alguns produtos, como os provenientes de Tabaco e do Abate de aves, contribuindo para essa redução vista nas vendas.
- Dos 23 segmentos exportadores do setor, somente 9 apresentaram incrementos em suas vendas.
Inflação no Brasil apresenta primeiro recuo do ano
- O IPCA em agosto registrou deflação de 0,02% em relação ao mês anterior.
- Contribuíram para essa queda a redução dos preços dos Alimentos (-0,73%), em especial a queda nos preços do Leite Fermentado, Ovos e do Leite.
- A alteração da bandeira tarifária de energia elétrica, de amarela para verde, também foi o fator contribuidor para a queda dos preços em agosto.
- Perspectivas para 2024: elevação da inflação em 4,3%, em decorrência:
- Elevação da bandeira de energia elétrica.
- Volatilidade da taxa de câmbio, que torna o quadro da inflação de bens industriais mais desafiador.
Para mais informações sobre os textos citados, acesse o PDF completo que disponibilizamos com informações detalhadas e dados complementares. Encorajamos todos os leitores a acessar o documento abaixo para obter uma compreensão mais ampla em relação ao informe econômico.
Unidade de Estudos Econômicos
Contatos: (51) 3347-8731 | [email protected]
Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul | https://observatoriodaindustriars.org.br/