- O Federal Reserve (FED) dos Estados Unidos decidiu reduzir a taxa de juros, impactando diretamente o cenário econômico global. Essa decisão, motivada por dados positivos sobre a economia americana, gerou um ambiente de maior liquidez e reduziu o atrativo dos ativos em Dólares.
- A decisão do FED tem diversas implicações sobre a economia brasileira. A principal delas é a valorização do Real frente ao Dólar, o que pode beneficiar o país, ao reduzir a inflação e os custos de produção. Além disso, a perspectiva de uma economia norte-americana mais aquecida pode aumentar a demanda por produtos gaúchos.
IDEB 2023: Resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação no Rio Grande do Sul
- O Rio Grande do Sul manteve resultados estáveis no Ideb 2023.
- Apesar da melhora em termos absolutos no resultado do Ideb em 2023, o Rio Grande do Sul piorou relativamente ao Brasil e aos outros estados do Sul.
- Em 2013, o RS apresentava um desempenho superior ao nacional e estava mais próximo do Paraná e de Santa Catarina.
- No entanto, em 2023, a diferença entre os estados do Sul se ampliou enquanto o RS se igualou à média nacional.
- Os indicadores de rendimento das taxas de aprovação do estado cresceram na comparação com 2019 em todos os níveis: 94,0% para 96,0% nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de 85,0% para 91,0% nos Anos Finais e de 82,0% para 84,0% no Ensino Médio.
- Na comparação interestadual o RS está entre os estados com as taxas mais baixas de aprovação em 2023: Anos Iniciais (19° lugar), Anos Finais (21°) e Ensino Médio (24°).
Para mais informações sobre os textos citados, acesse o PDF completo que disponibilizamos com informações detalhadas e dados complementares. Encorajamos todos os leitores a acessar o documento abaixo para obter uma compreensão mais ampla em relação ao informe econômico.
Unidade de Estudos Econômicos
Contatos: (51) 3347-8731 | [email protected]
Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul | https://observatoriodaindustriars.org.br/