- Redução na produção e no emprego, aumento na utilização do parque fabril e estoques de produtos abaixo do desejado pelas empresas. Esse é o cenário descrito pelos empresários gaúchos na Sondagem Industrial do RS de junho.
- No bloco relativo ao segundo trimestre, a pesquisa revelou que a elevada carga tributária e a demanda interna insuficiente foram os maiores entraves enfrentados, seguidos pelas dificuldades de logística de transporte e pela taxa de câmbio que ganharam muita relevância entre os principais problemas em decorrência das enchentes e da desvalorização do Real.
- As empresas reportaram maior insatisfação com as margens de lucro e com as condições financeiras, além de restrições ao crédito e aceleração dos preços das matérias-primas.
- Com relação às expectativas para os próximos seis meses, a Sondagem mostrou melhora, com projeção de crescimento para a demanda, mas a intenção de investir diminuiu.
Confira os resultados completos da Sondagem Industrial do RS no PDF disponível no botão abaixo. Acesse o documento e obtenha uma visão detalhada sobre a percepção dos empresários gaúchos em relação às condições da economia brasileira, gaúcha e de suas empresas.