- O Índice de Desempenho Industrial gaúcho (IDI/RS) caiu 1,9% na passagem de julho para agosto, com ajuste sazonal, retratando um movimento de acomodação após as duas fortes altas seguidas.
- Os indicadores mostraram comportamentos distintos em agosto ante julho, com destaque para a redução do faturamento real (-5,2%) e para o aumento das compras industriais (+5,8%).
- Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IDI/RS cresceu 1,0%, a terceira alta do ano nessa base de comparação.
- Com isso, o IDI/RS acumulou queda de 1,6% na comparação entre os primeiros oito meses de 2024 e 2023, impactado pelas compras industriais (-5,7%) e pelo faturamento real (-2,7%).
- Setorialmente, Máquinas e equipamentos (-14,0%) e Veículos automotores (+12,2%) são os destaques negativo e positivo no desempenho anual do setor.
Produção industrial recua 3,0% no Rio Grande do Sul
- Após duas altas seguidas, a produção da indústria gaúcha voltou a cair em agosto: -3,0% na comparação com julho, na série com ajuste sazonal.
- Na comparação mensal, em agosto a produção gaúcha recuou 5,3%.
- No acumulado do ano a queda foi de 0,6%, influenciado pela redução da produção de Máquinas e equipamentos (-24,2%), Alimentos (-5,2%), Bebidas (-12,9%) e Tabaco (-8,7%). Os destaques positivos ocorreram nos segmentos de Derivados de Petróleo e biocombustíveis (+25,5%) e Móveis (+12,2%).
- No ano, o Rio Grande do Sul foi o único estado com resultado negativo dentre os 17 pesquisados.
Para mais informações sobre os textos citados, acesse o PDF completo que disponibilizamos com informações detalhadas e dados complementares. Encorajamos todos os leitores a acessar o documento abaixo para obter uma compreensão mais ampla em relação ao informe econômico.
Unidade de Estudos Econômicos
Contatos: (51) 3347-8731 | [email protected]
Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul | https://observatoriodaindustriars.org.br/