- As exportações da Indústria de Transformação gaúcha, em agosto, apresentaram uma queda de 14,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo US$ 1,3 bilhão. Embora as quantidades tenham caído, preços médios não apresentaram variação significativa. Somente 9 dos 23 segmentos exportadores apresentaram incrementos em suas vendas.
- Principais pontos:
- Alimentos: A queda de 24,7% nas exportações desse segmento foi acentuada pela redução nas vendas de Óleos vegetais em bruto e do Abate de aves. A dimiuição nas quantidades embarcadas e problemas sanitários, como o caso de Newcastle, contribuíram para esse resultado.
- Tabaco: Ainda que tenha ocorrido incremento nos preços médios, a menor quantidade exportada acabou por impactar negativamente a receita do segmento.
- Químicos: Queda de 1,9% nas exportações, com aumento nas quantidades exportadas, compensando, em parte, a redução nos preços médios de venda.
- Importações: As importações do Rio Grande do Sul apresentaram um leve crescimento de 0,9% em agosto de 2024, atingindo US$ 1,3 bilhão. As compras de produtos classificados como provenientes do segmento de Químicos concentraram a maior parte das importações.
- Observações:
- Condições climáticas: O fenômeno El Niño acabou por afetar a produção de Tabaco e, por consequência, os embarques.
- Problema zoossanitário: O foco de Newcastle ocorreu no meio do mês de julho, o que pode ter impactado os embarques do ramo de Abate de aves nos dois últimos meses. mês de julho, o que pode ter impactado os embarques do ramo de Abate de aves nos dois últimos meses.
Para obter mais informações sobre as exportações gaúchas, disponibilizamos dois documentos em formato PDF com análises detalhadas e um conjunto adicional de dados sobre a balança comercial do estado. Recomendamos que todos os leitores acessem esses documentos para uma compreensão mais ampla das vendas da indústria gaúcha no mercado internacional.
Unidade de Estudos Econômicos
Contatos: (51) 3347-8731 | [email protected]
Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul | https://observatoriodaindustriars.org.br/