Cosmos
O mundo está em constante fluxo, mudando de tal forma que, muitas vezes, é desconcertante e inimaginável até que aconteça. Todos nós enfrentamos escolhas que podem ter consequencias durante anos – ou até mesmo décadas. Seja desenvolvendo novas oportunidades ou prevendo ameaças significativas, baseamos nossas decisões na nossa visão de futuro.
O futuro não é completamente previsível, nem completamente aleatório. Um exame exploratório de possíveis caminhos futuros inevitavelmente deve destacar características ou padrões alternativos. É preciso entender o máximo possível sobre os processos de mudança, de modo que possamos influenciá-los ou, ao menos, estarmos mais preparados para o que acontecerá.
O COSMOS é uma curadoria de megatendências, tendências e sinais que tem como objetivo subsidiar líderes e tomadores de decisões com informações capazes de orientar suas organizações para oportunidades de um futuro resiliente às mudanças que estão por vir.
Nos filtros abaixo você pode conhecer as principais macrotendências, tendências e sinais mapeadas para o seu setor de atuação.
Basta selecionar o setor e o período que deseja consultar.
Separamos o período em horizontes temporais de inovação (Horizontes 1, Horizontes 2 e Horizontes 3). Uma forma de analisar estes horizontes temporais é através da regra dos 70 / 20 / 10. Esta regra fornece uma sugestão de como a empresa pode investir – seu tempo e recursos – em cada um dos horizontes:
Horizontes 1: até 2 anos: olhar para as tendências com o objetivo de aprimorar e/ou otimizar produtos e processos que estão diretamente ligados ao core business da empresa e que são a maior fonte de receita.
Horizontes 2: de 2 a 5 anos: olhar para as tendências com o objetivo de explorar novas oportunidades de negócios que sejam uma extensão direta do carro-chefe da sua organização. Aproveitar competências dar um passo em um mercado ainda não explorado.
Horizontes 3: acima de 5 anos: olhar para as tendências com o objetivo de viabilizar experimentações. Neste horizonte estamos falando de projetos de inovação que têm alto grau de incerteza e risco associado.